sábado, 16 de março de 2013

Produção de texto: O vendedor de fumaça (6º ao 9º)


Date de entrega da atividade:
04/04/2013

Orientações: 
  • As atividades de interpretação e produção de texto são individuais e devem ser feitas em papel almaço.
  • As atividades devem ser feitas à caneta (azul ou preta).
  • Interpretação: As perguntas devem ser copiadas e respondidas. 
  • Produção de texto: Escolha uma das propostas e redija um texto narrativo de no mínimo 20 linhas.
INTERPRETAÇÃO:
01. Escolha quatro personagens da animação e descreva suas características.
02. Quando o vendedor chegou ao vilarejo, não havia nenhuma plateia o esperando. Qual foi a primeira mágica que ele fez para atrair o público? Isso deu certo? Justifique.
03. Descreva as outras duas manobras que o vendedor fez para atrair o público. 
04. Quem foi o primeiro personagem que se interessou pelas mágicas do vendedor de fumaça? Explique como isso aconteceu.
05. Entre os intervalos de 3:30 e 4:15 minutos o vendedor de fumaça começa a ficar popular no vilarejo. Quais foram as mágicas feitas por ele?
06. Por que o vendedor de fumaça não pisa numa poça de água aos 2:19 min do vídeo?
07. Qual a reação dos moradores do vilarejo quando o vendedor de fumaça se despede deles? Eles tinham noção do que iria acontecer após a partida do mágico?
08. O que aconteceu depois que o vendedor saiu do vilarejo?

PRODUÇÃO DE TEXTO:
Proposta 1: Narre o que aconteceria se começasse a chover antes que o vendedor de fumaça conseguisse sair do vilarejo e suas mágicas fossem desfeitas.
Proposta 2: Faça um texto narrativo contando a história do vendedor de fumaça.

Fique atento:
Para você redigir um texto há algumas regras que devem ser observadas. Os itens abaixo precisam ser analisados todas as vezes que você produzir um texto ou trabalho escolar.
Faça sempre as seguintes perguntas:
  • Fiz letra bonita?
  • Fiz parágrafos?
  • Separei corretamente as sílabas?
  • Respeitei as margens?
  • Escrevi corretamente as palavras?
  • Fiz a pontuação adequada?
  • Construí frases completas?
  • O texto é criativo?
  • Repeti muitas vezes as mesmas palavras?
  • Meu texto possui começo, meio e fim?           
Ao escrever uma redação faça sempre primeiro um rascunho. Leia várias vezes, apague, refaça trechos se for necessário. Depois passe a limpo com todo cuidado e capricho.
Lembre-se que quando você escreve outra pessoa lerá e é preciso que o texto tenha coerência e coesão, isto é, a pessoa precisa compreender perfeitamente o que você quis transmitir
Se você seguir as orientações acima, com certeza, suas produções de texto serão excelentes!

Bom trabalho!


10 comentários:

ficou muito legal professora.de wender
 
Adorei, vou usar a ideia!!!!!
 
BoM
 
nota 10
 
Parabéns! Adorei seu blog. Você ganhou uma fã, risos.
 
Muito boa sua atividade, professora. Parabéns!
 
Gostei muito desse vídeo e dessa atividades.
 
Gostei das atividades,parabéns!
 
Olá! Gostaria de ver a atividade do 9º ano(atividades de orações subordinadas e outros). Aqui só vi a correção. Você não disponibilizou a atividade ou eu não sei como procurar? Desde já agradeço. Seu trabalho é muito bom. Parabéns! Márcia
 

Postar um comentário

Seu comentário deve:
- Ter relação com o tema do post;
- Ser identificado com nome e turma;

Obs:
- Todo comentário é lido e moderado previamente;
- É publicado aquele que respeita as regras.